Parque Garota de Ipanema

Para saborear uma pequena vitória em uma luta que continua, dê uma lida no último post do Projeto de Segurança de Ipanema.

Um cidadão, um email, muitas possibilidades.

Responsabilidade e Respeito

Está lançado o grito de guerra dos cidadãos do Rio de Janeiro, nesse ano de 2008, em que mais uma campanha eleitoral para prefeito e vereador irá em breve bater em nossas portas.

Só teremos a cidade que queremos e precisamos para criar nossas famílias em paz, quando todos os envolvidos - os administradores públicos, os legisladores, e, principalmente, a população - assumirem suas responsabilidades e adotarem o respeito como princípio básico.

Administradores públicos precisam administrar bem. Precisam apresentar resultados visíveis. Precisam cuidar com competência do trânsito, do lixo, do meio ambiente, dos camelôs.

E quem decide se o trabalho é feito com competência ou não ? O cidadão, no seu dia-a-dia.

A administração municipal precisa assumir sua responsabilidade em relação à segurança pública. Não é porque polícias armadas são prerrogativa constitucional do Governo do Estado que a Prefeitura pode assistir de braços cruzados enquanto os cidadãos do Rio são alvo de barbárie.

A Prefeitura pode fazer muito pela segurança pública. Basta iniciativa, criatividade, competência. Os recursos financeiros existem.

Não há desculpas. Administradores públicos que não sabem ou não querem administrar, devem sair. Já. Agora.

É uma questão de respeito. Como também o são calçadas livres de camelôs, de carros e de buracos, sinais que funcionem, iluminação que ilumine, guarda municipal que efetivamente proteja a população.

Nada disso é pedir demais. É preciso repetir até a exaustão. É preciso levantar nossa voz todo o dia, a cada absurdo, a cada ônibus que fura um sinal vermelho impunemente enquanto atravessamos a rua com nossos filhos.

É uma questão de responsabilidade.

E respeito.

(na foto lá em cima, para provar que o Rio é lindo, Biguás voam em formação, voltando do almoço na Baía de Guanabara para suas casas nas Ilhas Tijucas)

A Quem Pertence Essa Cidade

A Prefeitura do Rio de Janeiro arrecadou em 2007 9 bilhões e meio de reais.

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais ricas e importantes do Brasil, conhecida no mundo inteiro.

A Prefeitura tem uma estrutura administrativa complexa, que divide a cidade em Regiões Admistrativas e Sub-Prefeituras. Temos uma Companhia de Trânsito, uma Empresa de Limpeza Urbana, uma Guarda Municipal.

Então porque nossas praças se encontram abandonadas, cheias de lixo, mato e mendigos bêbados ?

Porque ficamos presos em engarrafamentos sem sentido, provocados por sinais sem sincronização e pela falta de coordenação do trânsito ?

Porque nossas ruas estão entupidas de ônibus ruidosos, desconfortáveis e inseguros, montados em cima de chassis de caminhões, trafegando em alta velocidade, cuspindo fumaça nos nossos rostos ?

Porque andamos com mêdo de ser roubados, nas ruas, nas praias, no volante dos nossos carros ?

Porque não há lixeiras na areia de nossas praias ? Porque é preciso esperar que o lixo se acumule em monturos no final do dia, quando boa parte dele já foi para o mar ?

Porque os carros sobre as calçadas impedem a passagem dos pedestres ?

Porque é impossível caminhar em certas calçadas de Copacabana e do Centro, tamanha é a quantidade de barracas de camelôs ?

Porque a iluminação pública é deficiente ?

Porque não há um sinal no local onde atravesso a rua com o meu filho ?

Onde moram os administradores desta cidade ? A quem eles respondem ? Quais são, na verdade, seus objetivos ?

Onde estão e o que fazem o Sub-Prefeito e o Administrador Regional responsáveis pela área onde eu moro ?

Será que eles passam por onde eu passo, vêem o que eu vejo ?

Essa cidade é nossa. Temos que tomar posse dela.

(na foto lá em cima, a cena de um domingo de manhã no Parque Garota de Ipanema: lixo por todo lado e um empregado de um quiosque urinando no canteiro)

Dia Mundial de Limpeza das Praias


Convido a todos para participarem de uma grande mobilização de limpeza das praias que acontecerá simultaneamente em vários Estados do Brasil.

Dia: Sábado 29 de Março
Local: Praia do Arpoador, ao lado do rack de pranchas.
Horário: A partir das 9:00

Segue site da Ong responsável: http://www.surfrider.org.br/valeupraia2008/