A Sentença da Vítima



A sentença do bandido não pode ser mais leve do que a sentença da vítima.

Isso não é Lei de Talião, olho por olho, dente por dente. É apenas Justiça, com "J" maiúsculo. Lei de Talião seria levar o criminoso para o meio de uma estação de metrô lotada, baleá-lo de surpresa e deixá-lo agonizando no chão.

Os responsáveis por esse crime, se presos e julgados, serão condenados a no máximo 12 anos. Depois de 5 anos (2/5 da pena) estarão de volta às ruas.

Eu acredito que isso é errado. Acredito que os autores desse crime merecem ficar 40 anos na prisão - para que saiam da convivência social, para que passem o resto de suas vidas pensando no crime que cometeram, para que sua sentença seja um pouco mais próxima da sentença da sua vítima.

Eu acredito em Direitos Humanos acima de tudo, e é por isso que penso desta forma. Ao cometer um crime como esse os bandidos violaram o direito humano mais sagrado - o direito à vida.

E ao fazê-lo abriram mão de alguns de seus direitos.

O primeiro deles foi a liberdade. Pelo tempo que a sociedade resolver. Quantos anos de cadeia vale uma vida no Brasil ?

Pensar de outra forma - imaginar que é possível recuperar, ressocializar e reintegrar gente que acaba com uma vida humana em um piscar de olhos, sem hesitação - é demência, insanidade, perversão.

Que não podemos aceitar calados.