Essa É Uma Coluna Atacando Gregório Duvivier

Eu decidi escrevê-la depois que ouvi uma moça dizer que esquerda nada tinha a ver com socialismo, que assistencialismo era uma excelente política pública e que sua referência era ele, Gregório Duvivier.

Não sou de esquerda nem de direita. Tenho opinião própria. Acho o Gregório um dos melhores humoristas da atualidade. Quase um gênio. E escreve muitíssimo bem, o que, nesse nosso país, não é pouca coisa.

E aí está o problema.

Gregório tem uma coluna em um jornal de grande circulação. Ele fala de política e economia.

Veja bem: não é porque um médico entende de dermatologia que ele vai entender de jardinagem. Nada qualifica um compositor de sucesso a entender de física quântica. Não é porque você é um humorista famoso que vai entender de política.

Gregório não entende nada de política. O que é difícil de explicar: ele é culto, escreve bem (o que significa que leu muito) e vem de tradicional família carioca. E no entanto, se coloca como porta-voz de uma das correntes políticas mais corruptas e atrasadas da história brasileira.

Gregório defende um governo que, em 12 anos, fez o Brasil retroceder décadas na política, na economia e na moral. Por associação, Gregório defende Renan Calheiros, Color, Sarney, Paulo Maluf e a turma que quebrou a Petrobrás.

É difícil acreditar que essa defesa seja feita por dinheiro, apesar de sua recente contratação pelo Banco do Brasil. Nunca é demais perguntar por que o Banco do Brasil precisa de um humorista, ou por que o Brasil precisa de um banco. Aliás, é o mesmo banco que emprestou R$ 2,7 milhões à socialite Val Marchiori (que tinha nome sujo na praça). Banco nas mãos do Governo é um perigo. O Banco do Brasil é um BNDES piorado.

Críticos também apontam patrocínios oficiais a outros humoristas da mesma trupe de Gregório. Patrocínios oficiais são feitos com os impostos que pagamos. A Lei Rouanet financia o DVD do MC Guimê e trios elétricos na Bahia. Eu gosto do trabalho do Gregório, mas prefiro que meus impostos sejam usados para segurança, saúde e educação.

Mas se não é por dinheiro, então por que Gregório Duvivier defende o Governo que trouxe o país à beira do abismo ?

Se não é ignorância, que motivo o leva a defender uma ideologia totalitária e ultrapassada como o socialismo ?

Se ele é culto, inteligente e preparado, por que insiste na velha prática de chamar de fascista qualquer um que pense diferente dele ?

Gregório reza pela velha cartilha da esquerda festiva, aquela que fala de revolução tomando uísque 12 anos. A cartilha tem só duas regras: (1) só a esquerda faz o bem e (2) se não é de esquerda, é de direita.

É urgente dizer o quanto isso é errado.

Os seguidores de Gregório, que fazem charme e se dizem “de esquerda” sem saber o que isso significa, alimentam a podridão política que vivemos hoje. Sobre as melhores (e piores) intenções dessa "esquerda" se construiu o Estado autoritário e corrupto de cujo patrocínio Gregório desfruta.

É nosso dever dizer que é imoral ser culto e bem-informado e continuar a propagar o erro e as mentiras.

E que, mesmo que você seja humorista, isso não tem graça nenhuma.