Brasil Pátria Enganadora


A vida é difícil, feita de batalhas, esforço e suor. Ninguém pode mudar isso. Nenhum governo tem o poder mágico de dar a todos escola, assistência médica, segurança, um lugar pra morar, comida e emprego. Se alguém lhe prometer isso, pode ter certeza: é um vigarista ou um louco. Só existe uma forma de colocar tudo isso ao alcance das pessoas: através do desenvolvimento econômico.

O governo pode ajudar. A primeira regra é não atrapalhar. Como disse o grande filósofo Gregório Duvivier, "muito ajuda quem não atrapalha".

No Brasil “governo” é o nome que se dá ao grupo que se apossou do Estado para usá-lo em beneficio próprio. É assim desde sempre.

Por isso se paga tanto imposto. Por isso precisamos de alvarás, licenças, laudêmios, firma reconhecida, certidões. Por isso serviços públicos importantes são um lixo e estão nas mãos de cartéis e monopólios.

Por isso uma auditoria séria em qualquer órgão público descobre imediatamente um novo escândalo.

Não é por acaso que o brasileiro sofre em cartórios, delegacias, alfândegas e hospitais.

É de propósito.

A Lei de Ferro da Oligarquia – articulada pelo sociólogo Robert Michels - diz que em um Estado corrupto, burocrata e centralizador como o brasileiro, a única finalidade do poder é extrair a riqueza do povo.

É por isso que os ministérios são loteados entre os partidos.

É por isso que um ministro “toma posse” de um cargo (nos países desenvolvidos ele faz um juramento de entrada – ele é “sworn in”).

É por isso que o Ministério Público do Rio pediu o bloqueio dos bens da deputada estadual Janira Rocha, do PSOL, por empregar funcionários fantasmas em seu gabinete e obrigar seus servidores a entregar parte dos seus salários.

Precisamos de um novo modelo de Estado.

Onde você seja livre para trabalhar, produzir e progredir na vida sem pedir permissão ou ter que pagar propina a ninguém.

Onde nossos impostos não financiem as Ferraris e aposentadorias precoces dos políticos.

Onde a justiça, a polícia e as penitenciarias cumpram seu papel, para que as creches, escolas e universidades possam cumprir o seu.

Um Estado sem salários faraônicos, sem burocracias inúteis, sem leis de patrocínio cultural que despejam em DVDs de funk obsceno o dinheiro que deveria ir para a educação e saúde dos nossos filhos.

Gregório foi contratado pelo Banco do Brasil, um banco estatal, para escrever textos motivacionais para seus funcionários. Isso significa que Dona Terezinha do Quixadá, que nem conta bancária tem, e que vive do Bolsa Família, está pagando, com seus impostos, o salário do Gregório, filho de tradicional família da zona sul carioca e membro dos 1% de maior renda.

É a redução da desigualdade ao contrário.

A Lei de Ferro da Oligarquia deve ser rebatizada de Lei do Gregório: ela explica os sindicalistas milionários, os blogueiros patrocinados pelo governo, os sem-terra profissionais, os artistas de TV "de esquerda" e os socialistas que fazem compras em Miami.

É o Brasil que vive de explorar o Brasil.

Por isso não se deixe enganar por quem prega a necessidade de um Estado grande, um pai que vai cuidar de você a vida inteira.

Eles falam em interesse próprio.

É só deles que o Estado pai vai cuidar.

Para você vai sobrar apenas a conta. E os textos motivacionais do Gregorio Duvivier.