Gabeira, Finalmente

Em meados dos anos 80 eu li um livro que mudou a minha vida.

Eu estava na faculdade, tinha quase vinte anos, muitas idéias na cabeça e a confusão da primeira geração a chegar à maioridade no fim do período da ditadura.

As coisas que hoje eu sei, naquele tempo ainda não eram claras. E de repente eu lia a história daquela vida fantástica, tão diferente da minha, cheia de aventura, ousadia, experimentação. E coragem.

O livro era O Que É Isso, Companheiro ?, do Fernando Gabeira.

Depois li O Crepúsculo do Macho, veio a estória da tanga de crochê, e eu acompanhei à distância a história daquele cara verdadeiro, que dizia o que pensava, fazia o que acreditava ser correto, que antecipou tantas tendências e verdades.

Aí, anos depois, veio o dedo na cara do Severino. O dedo que o Brasil não teve coragem de colocar. Foi preciso que o Gabeira o fizesse. Veja aí embaixo.



Outro dia o conheci pessoalmente, fala mansa, jeito de quem vive em paz, pensando na humanidade. Um cara do bem, essencialmente. Além de fã virei amigo instantâneo.

Vou votar nele. Vou trabalhar para elegê-lo. Gabeira representa o que o Brasil tem de melhor; é alertar ao motorista do lado que a porta dele está aberta, é pegar o lixo que alguém jogou na praia, é assumir uma tarefa não porque dá dinheiro ou prestígio mas porque alguém tem que fazê-la. É ser corajoso e eficiente sem deixar de ser gentil.

Como ele disse na entrevista para a Veja, em 2006, respondendo ao repórter que perguntava o que havia restado de suas convicções, depois da decepção com a esquerda no poder.

“A decisão de me apoiar em alguns princípios de atuação: a democracia... a defesa dos direitos humanos, da consciência ecológica e, finalmente, da justiça social. E caminhando por aí eu acho que posso fazer alguma coisa. Não é mais uma grande revolução, com o esplendor daqueles tempos...quando eu era jovem, queria morrer pela revolução. Agora, quero viver para transformar um pouco as coisas. Sem grandiosidade, sem melodrama. Com pequenas ações, apenas”.

E para comemorar o fato de que ainda temos brasileiros como ele, clique aqui para baixar o deliciosamente zen funk do Gabeira.

Clique aqui para a versão ringtone para Iphone (depois use o iTunes pra jogar dentro do aparelho).