Por onde se começa a melhorar o mundo ?

"A finalidade da vida não é ser feliz. É ser útil, ser honrado, ter compaixão, é ter feito diferença o fato de você ter vivido, e vivido bem".
Ralph Waldo Emerson



Por onde se começa a melhorar o mundo ?

Talvez pela esquina, onde há uma falha nas pedras da calçada que representa perigo para crianças e idosos. Todos passam e ninguém vê. Ou vêem e não fazem nada.

Ou pela política internacional, pressionando, os Estados Unidos e a Grã-Bretanha a assinarem o tratado banindo as bombas cluster, ou as minas terrestres.

Por onde começar a melhorar o mundo que vou deixar para o meu filho ?

A cidade é grande, os problemas são maiores. Os jornais e a TV nos lembram todo dia que nossos esforços são inúteis, e que continua-se roubando, extraviando, sujando, atropelando. Há tantas leis, regras, regulamentos, tantos impostos. Todo o fim de mês as contas se empilham sobre a mesa. Meu amigo Jacques me diz: "já começo o mês devendo tantos mil reais". Saímos cedo e voltamos tarde, o sono atrasa, não há tempo para nada. A vida passa.

Muitos dos meus amigos foram embora do Brasil, eu fui e voltei. Ninguém consegue fugir da própria vida. No tempo em que fiquei lá fora vi que as coisas não precisam ser assim, vi que é possível outro caminho. Vi que esse caminho não depende de nenhuma revolução, de nenhum líder brilhante, nem de ministros, nem de planos, nem mesmo de eleições proporcionais ou majoritárias.

Esse caminho depende apenas da resposta que damos, como pessoas e cidadãos, à pergunta que ouvimos faz muito tempo.

Talvez seja necessário ficar em um quarto silencioso para escutar a resposta.

Como eu faço agora, enquanto olho meu filho dormindo.