A Fonte Envenenada da Esquerda

Para entender o Brasil é preciso entender que quase todos os seus maiores líderes políticos beberam na mesma fonte envenenada da ideologia de esquerda, seja do comunismo, do socialismo ou da social-democracia, que é apenas socialismo diluído em água.

Fernando Henrique Cardoso, o criador do Plano Real (que ele implantou como Ministro da Fazenda no governo Itamar Franco) e que foi, na minha opinião, nosso melhor presidente até hoje, é de esquerda (como ele mesmo sempre disse). Não é só isso: ele é um dos principais scholars da fatídica Teoria da Dependência (leia mais sobre ela no meu livro), uma das razões do nosso atraso.

É por causa dessa teoria maldita que você paga uma fortuna por lixo Made in Brazil ao invés de poder importar equipamentos por preços justos. É por causa dela que suas malas são revistadas quando você volta de uma viagem ao exterior para checar se há mais de 500 dólares de compras. Foi ela que gerou a Lei da Reserva de informática, que atrasou o Brasil uma década em tecnologia. A Teoria da Dependência justifica a existência de burocracias, cartórios, estatais e leis malucas para "proteger" a economia. É uma proteção que nos empobrece e mata.

Para os socialistas que vão gritar que FHC é de direita, seguem trechos de dois de seus livros:
"Lênin formulou com simplicidade o que viria a ser o núcleo das análises de dependência: as formas de articulação entre as duas partes de um modo de produção, e a subordinação de um modo de produção a outro"
- FHC, Notas sobre el Estado Actual de los Estudios sobre la Dependencia. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, pp. 3-31, 1972. pagina 4).
"As análises das situações de dependência na América Latina realizadas na segunda metade dos anos 60 não representaram nenhuma proposta metodológica nova (...) Quanto à influência renovadora da corrente Neo-Marxista norte americana, se ela era real, ela certamente não era maior que a influência do próprio Marx (...) Os estudos da dependência, portanto, fazem parte deste esforço constantemente renovado de restabelecer uma tradição de análise das estruturas econômicas e de dominação; uma (tradição) que não asfixie o processo histórico removendo dele o movimento que resulta do conflito permanente entre grupos e classes 
-FHC, The Consumption of Dependence Theory in the United States. Latin American Research Review, 12:3, pp. 7-24

TUDO começa com ideias.

---------------------------------------------------------------------------

Para comprar meu livro "Ou Ficar A Pátria Livre" mande um email para ouficarapatrialivre@gmail.com ou compre online na Travessa:https://goo.gl/M6jPZA ou na Amazon (formato Kindle): https://goo.gl/34n8pd.

Minha entrevista para Bruno Garschagen - Podcast do Instituto Mises Brasil

A função do Estado é cuidar de nós. Cadeia não resolve nada. Bandidos cometem crimes porque são pobres. Essas são as ideias que mais atrasam o Brasil.

Entenda o porquê ouvindo a minha entrevista com Bruno Garschagen no podcast do Instituto Mises Brasil aqui.

A arma mais importante que você tem são as ideias certas.


(Para comprar o meu livro: https://goo.gl/N6XDLG)