A Ex-Classe Média, artigo do New York Times

David Brooks, do New York Times, diz que a crise que está chegando (e que cada vez mais gente diz que vai ser longa e profunda) vai afetar principalmente aqueles que acabaram de entrar para a classe média - e que logo terão que abandoná-la.

"Essa recessão terá perfil social único. Especificamente, é provavel que produza um grupo social novo: a ex-classe média. São pessoas que atingiram status de classe média no rastro do longo período de prosperidade, e então perderam esse status. Para elas, o fosso entre sua situação atual e onde costumavam estar parecerá largo e desanimador.

Esse fenômeno is percepitivel nos países em desenvolvimeno. Na última década, milhões de pessoas nessas sociedades saíram da pobreza. Mas a recessão global está as empurrando de volta pra baixo. Muitas estão furiosas com a democracia e o capitalismo, que responsabilizam por seus sonhos desfeitos. É possível que a crise produza uma profusão de Hugo Chávez".

Veja o artigo completo aqui.

É aguardar pra vez. Eu não sou adivinho, e mal entendo de economia, mas senti que alguma coisa estava errada quando vi a recepcionista do consutório do médico da minha mãe discutindo os preços das ações da Vale e Petrobrás, o pré-sal e as exportações de minério para a China.