Se você se importa com o garoto da praia

Dois dias atrás eu vi uma foto de tristeza infinita. Desmoronei.

A foto rodou o planeta produzindo a mesma devastação. E deixando uma pergunta: para que servem os homens públicos, os governantes e os estadistas quando uma criança amada e bem cuidada morre, sozinha, à beira mar de um país estranho ?

Para que servimos nós, cidadãos sem poder algum, presos na corrida pela sobrevivência e com tão pouca influência sobre a engrenagem do mundo?

Qual a finalidade de nossas vidas ?

É essa a pergunta que me fazem amigos próximos, com lágrimas nos olhos. Foi esse o discurso emocionado que fez uma senhora, na escola da minha filha. É o que nos perguntamos agora, em casa, com aquela foto queimando a retina.

Que resposta daremos ?

Circulam na internet petições para que os países europeus abram as portas aos imigrantes. Não seria melhor se os imigrantes não precisassem fugir dos seus países?

Por que não uma petição para que acabem os regimes tirânicos e extremistas? Sabemos a razão: nem o mais ingênuo idealista acredita que tiranos e fanáticos estão interessados em conversa.

Mas essa foi a solução proposta pela presidência da república do Brasil: diálogo com o ISIS. Lembram? (olha aqui:http://goo.gl/SE2MKc). O Governo brasileiro dá apoio financeiro a regimes tirânicos (http://goo.gl/daCwq5).

Se você se importa com o garoto da praia e sente que precisa fazer algo, faça isso: eleve sua voz em um tom mais alto do que a voz dos falsários, corruptos e tiranos.

Eles não estão só na Europa e no Oriente Médio. Eles estão aqui ao nosso lado.

A luta contra os assassinos de crianças é a luta contra o ISIS. É a luta contra os que apresentam seus argumentos usando fogueiras e facas.

Hoje esfaqueiam bonecos infláveis, amanhã serão pessoas.

Faça ouvir a sua voz, em nome daqueles que não podem mais gritar.

O nome daquele menino era Aylan Kurdi, e ele tinha apenas três anos.

(Um navio boliviano acaba de ser flagrado com armas para o ISIS. Veja aqui: http://goo.gl/oZoi7E. Advinhe quem apóia a Bolivia ?)