Social Democracia: Pilantras, Tiranos e Pixulecos

Social democracia é uma construção ideológica que aplica um verniz de esquerda ao que é, na realidade, apenas um regime de estado interventor. Isso vai além da taxação e inclui monopólios, proteção de mercado, controle de câmbio, estímulos a indústrias e patrocínio estatal a sindicatos - tudo prejudicial ao cidadão comum e favorável aos políticos e a seus amigos.

Social democracia não é um regime político, nem um modelo de governança, nem apresenta uma visão consistente das questões econômicas.

Social democracia é, na verdade, um socialismo envergonhado, diluído em água, misturado com gotinhas do que existe de pior em muitas democracias: a pretensão de governos centrais de controlar tudo.

Para citar Ronald Reagan: "Se algo se move, o Governo taxa. Se continua se movendo, o Governo regula. Se para de se mover, o Governo subsidia".

Aplica-se o rótulo de social-democracia a regimes muito diferentes entre si, inclusive a alguns cuja razão de existir é apenas a corrupção, como a Itália antes da Operação Mãos Limpas. Social democracia é um rótulo que faz tanto sentido quanto hidro democracia.

Mas e os países nórdicos ?

O modelo nórdico não é social democrata (e nem hidro democrata). Ele é apenas um modelo de estado previdenciário com altos impostos. Mas veja: a Suécia, a Dinamarca, a Noruega e a Finlândia estão no alto do ranking de liberdade econômica da Heritage Foundation (http://www.heritage.org).

Sobre a Suécia, a Heritage Foundation diz: "O ambiente regulatório facilita a atividade empreendedora, permitindo a criação de empresas de forma eficiente". Igual ao Brasil. Só que não.

Estado previdenciário e impostos elevados não caracterizam esquerda, nem o oposto caracteriza direita. Isso é uma simplificacao grosseira, embora comum. A principal diferenca da esquerda para outros regimes com pretensoes totalitarias é que a esquerda demoniza a propriedade privada e tem um charme que falta às outras ditaduras.

No resto é apenas mais um verniz ideologico para pilantras, tiranos e pixulecos.