Capitalismo x Socialismo: o Equívoco no Argumento

Nas discussões sobre capitalismo e socialismo é comum que os defensores da esquerda comentam um erro básico logo de saída. Socialismo e comunismo são sistemas econômicos e políticos. Capitalismo é apenas um sistema econômico .

No socialismo e no comunismo já está tudo definido: não existe propriedade privada, Estado de Direito, eleições livres, ou liberdade de opinião (1).

Já o capitalismo pode existir em um regime republicano, parlamentarista, monárquico ou até mesmo sob uma ditadura.

Capitalismo é um sistema econômico, não um sistema político.

Se você quer discutir política, não compare socialismo com capitalismo. Compare socialismo com o sistema republicano, com o parlamentarismo e com a monarquia.

Compare socialismo com democracia, para perceber a asneira que é a expressão "socialismo democrático". Socialismo e democracia são incompatíveis.

Daron Acemoğlu e James A. Robinson, autores de "Porque as Nações Fracassam", diferenciam as instituições econômicas das instituições políticas. Uma instituição é extrativa quando retira riqueza da sociedade para concentrá-la nas mãos de poucos. Uma instituição é inclusiva quando inclui um número maior de pessoas no usufruto dessa riqueza.

No capitalismo, essas instituições podem ser de um tipo ou de outro, dependendo do grau de liberdade da economia e da política. No capitalismo de compadres do Brasil, por exemplo, onde a mão pesada do Estado favorece os amigos e interefere no Estado de Direito, vale tudo.

Mas no socialismo e no comunismo as instituições são sempre extrativas. Elas sempre retiram riqueza dos cidadãos para concentrá-la nas mãos de poucos.

No capitalismo você tem uma chance de uma vida melhor, dependendo do sistema político e da qualidade dos homens públicos e legisladores.

No socialismo e no comunismo tudo já foi decidido por você antes da largada. E não foi decidido a seu favor.

(1) Vale a pena ver aqui o que um comunista brasileiro pensa sobre liberdade de opinião: https://goo.gl/Wh2kFl