Explicando o BNDES

Manchete de jornal em 25/11/2015:

TCU vê indícios de que BNDES favoreceu JBS em empréstimos

Prejuízo estimado pelo tribunal é de R$ 614 milhões, em valores de 2008.

"A assessoria de imprensa do BNDES informou que não tem um posicionamento definitivo sobre o caso em razão de a auditoria do TCU não ser conclusiva. A assessoria ressaltou, no entanto, que “o banco está tranquilo” quanto à regularidade das operações e que “se orgulha” dos benefícios gerados por elas, como o aumento das exportações no setor de carnes".

Um posicionamento não-definitivo. Uma auditoria não-conclusiva. Um banco orgulhoso. Tudo muito bem pago com o dinheiro que vai fazer falta a todos nós.

O BNDES não precisa de assessoria de imprensa. E o Brasil não precisa do BNDES.

Explicando devagar: o BNDES e as empresas estatais são formas de se usar o dinheiro dos impostos pagos pela sociedade para encher os bolsos dos amigos do Governo.

Os únicos que podem concordar com isso são aqueles que se beneficiam financeiramente ou politicamente (1).

O problema é moral.

O BNDES é um mecanismo gigante de transferência de riqueza do pobre para o rico. O governo toma dinheiro emprestado a 15% ao ano e empresta pro Eike a 4.5%. A diferença é coberta com o dinheiro dos impostos que todos pagamos, inclusive a Dona Maria que mora em Caratinga e nunca viu uma ação da OGX.

O BNDES é imoral e desnecessário. Se emprestar para o Eike e a JBS for um bom negócio que dá lucro, os bancos privados podem fazer esse empréstimo, e o BNDES é desnecessário. Se não for um bom negócio, o empréstimo é imoral (2).

Esses empréstimos ajudam empresas que foram selecionadas pelas mentes iluminadas de Brasília para serem os "campeões nacionais".

O conceito de campeões nacionais é resquício da política de substituicao de importacoes promovida pela CEPAL junto com sua tresloucada Teoria da Dependência (3). Ela é um instrumento populista que cria uma reserva de mercado para oligarquias nacionais às custas de toda a população.

Mais de 60% dos empréstimos do BNDES são para grandes empresas (4). É um dos maiores escândalos do Brasi.

O pior é o efeito que isso tem sobre a moral dos empresários. Todos eles descobrem que vale mais a pena viajar a Brasilia para fazer lobby - e conseguir dinheiro quase de graça - do que investir em desenvolvimento de tecnologia e treinamento de pessoal.

A política dos campeões nacionais está na base da grande corrupção.




(1) O presidente da CUT é conselheiro do BNDES, por exemplo

(2) O argumento mais comum dos defensores do BNDES é que as operações estão dentro da lei e são lucrativas. Leia esse parágrafo para eles.

(3) http://goo.gl/VxMo70

(4) http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2092