Quando Chegar a Hora - (2)

Nenhum dos nossos partidos tem um projeto de Brasil que responda aos anseios da nossa sociedade.

Nossos políticos entendem mal o mundo contemporâneo, um mundo onde uma empresa como o Google sai do zero para valer alguns bilhões de dólares em alguns anos, um mundo onde a Índia – um país que tem um pé nas trevas, onde se falam mais de 400 línguas, onde as pessoas são divididas em castas e se enfrentam em conflitos étnicos e religiosos – exporta mais de $1 bilhão de dólares em serviços de informática por ano para os EUA.

Fechados nos seus carros oficiais, nenhum deputado ou senador sabe o que é ser assaltado na esquina. Nenhum deles se preocupa em como vai viver quando se aposentar – existe sempre uma bela aposentadoria ou um cargo em uma empresa privada à espera.

Enquanto nossas grandes cidades – que já foram um dia lindas e civilizadas – afundam na desordem urbana, na poluição e no crime, nossos legisladores se dão tapinhas nas costas, aprovam projetos estapafúrdios e concedem medalhas de mérito e títulos de cidadão honorário. Enquanto se aproximam crises causadas pela falta de capacidade em investir e administrar a infra-estrutura do país – aérea, energética, de saúde – as indicações meramente políticas, de pessoas sem capacidade gerencial ou idoneidade moral, continuam, como se estivéssemos nós em um país, e os políticos, em outro.

Qual partido tem uma proposta séria, estruturada, corajosa, para nosso problema de segurança pública ?

Qual partido teria a coragem de dizer que, com os salários que a nossa polícia ganha, nenhuma segurança pública efetiva é possível ? Qual partido ousaria apresentar um plano factível para reduzir os gastos em outras áreas – eliminando, por exemplo, os carros oficiais que servem ao legislativo e ao judiciário, ou eliminando os gastos do governo com publicidade – e assim obter recursos para aumentar os salários dos policiais ?