Vergonha de Ser Classe Média

A burguesia fede
A burguesia quer ficar rica
Enquanto houver burguesia
Não vai haver poesia

A letra de Burguesia, de Cazuza (um de nossos melhores poetas e letristas), já diz tudo. O Brasil é um país que tem despreza sua burguesia. A burguesia é a classe média.

E o que é a classe média ? É aquele grupo de cidadãos que, economicamente falando, não podem ser classificados nem como pobres, nem como ricos.

São profissionais liberais - médicos, engenheiros, advogados - são donos de pequenos negócios - padarias, oficinas, gráficas - são empregados de grande e médias empresas, são funcionários públicos. É a classe média que paga a maioria dos impostos, e que sustenta o país.

A classe média sonha com um país melhor, que combine liberdades democráticas com segurança e progresso. A classe média não sonha com uma ditadura, seja ela militar ou do proletariado.

E entretanto, como diz Stephen Kanitz, "...no Brasil ninguém defende a classe média, muito menos seus valores e sua postura política. Os ricos são naturalmente de direita, são conservadores, querem manter o status quo. A classe média não é de direita nem de esquerda. É de centro e liberal. São os profissionais liberais por excelência, que acreditam na autonomia, na responsabilidade pessoal e social, na poupança para a velhice, nos valores familiares, no imposto sobre herança. Mas o liberalismo é a ideologia mais atacada no Brasil, pela direita e pela esquerda. A direita vê na classe média uma ameaça, a esquerda vê nela a burguesia a ser destruída".

Por isso estou lançando, aqui e agora, o Movimento de Defesa da Classe Média.

Quem for brasileiro (e de classe média), que me siga.

(emails para robertobmotta@yahoo.com)